Blog

Saiba qual o seguro de automóvel mais adequado para o seu bolso

Por União Corretora de Seguros 6 anos atrás


carros-dpvat

Acompanhe dicas importantes para a hora de escolher sua cobertura e evitar dor de cabeça na escolha do seguro de automóvel

Quem precisa contratar uma franquia de seguro, muitas vezes acaba tendo dificuldade em escolher a melhor opção. Por isso, fique tranquilo e procure fazer a melhor cobertura para sua necessidade com base nestas dicas que trazemos para você!
A primeira informação que podemos te dar, é que até mesmo para listar as diversas opções de seguro existentes que seu carro pode ser coberto é um quesito difícil de se elencar. Isto, porque existem vários formatos de seguro, que se diferem até mesmo em pequenos detalhes.
Porém, vamos tentar descomplicar suas dúvidas – que geralmente são as mais comuns dentre aqueles que buscam por esse tipo de serviço. Sabendo o que cada um oferece, você pode descobrir que contexto e oferta é a melhor para você. Acompanhe!

Seguro compreensivo

É o modelo de seguro bem mais completo que os demais, uma vez que protege seu carro contra roubo, incêndio, furtos, batidas, dentre outros, com indenização parcial ou total. Além disso, dentro das especificações contratadas, protege seu automóvel contra terceiros, danos morais, problemas com vidros, assistência técnica e é uma cobertura bem completa.
Isto, porque seguros como esse oferecem um leque bem amplo de proteção e é indicado para a maior parte dos casos. No quesito financeiro, é um seguro que requer um investimento bem mais alto do que as demais opções.
E é importante, para quem tem carros usados em Curitiba, que quanto mais antigo for seu carro, que o seguro é mais caro por prevenir-se casos em que algum problema exija repor peças já não tão disponíveis no mercado.
Por essa razão, esse tipo de seguro – como a grande maioria deles – acaba ficando bem mais caro e acaba influenciando a relação custo-benefício para que se opte por sua contratação. Em linha geral, ele acaba ficando bem menos atrativo para modelos de carro que tenham mais de 5 anos de lançamento e, dificilmente, é comercializado para automóveis com mais de 10 anos.

Seguro contra furtos e roubos

Por meio de um rastreador inserido no carro pela seguradora, em comodato, é um seguro bem básico. Esse tipo de cobertura visa oferecer proteção apenas contra furtos e roubos.
Ocorre em algumas seguras oferecer mais coberturas para este item, de acordo com a solicitação do cliente, como por exemplo perda total por colisão. Contudo, é importante estar atento a um detalhe: o valor da cobertura só é indenizado caso seu carro roubado não seja encontrado ou, caso seja encontrado, esteja com danos que atinjam pelo menos 75% do valor do automóvel.
Se, por exemplo, seu automóvel for encontrado apenas sem os pneus ou faltando uma porta, neste caso você acaba tendo que retirar o dinheiro do próprio bolso para pagar o conserto.
Em linhas gerais, este tipo de seguro costuma ser o mais barato, mas oferece uma proteção muito menor. Diferentemente do seguro compreensivo, ele não tem uma classe de bônus. Assim, é um tipo de seguro que se assemelha a um serviço básico e é ideal para quem tem carros mais simples e com valor de mercado um pouco mais acessível, como um Fiat Uno, por exemplo.
O interessante deste perfil de seguro, é que ele costuma oferecer opções muito atrativas de parcelamento, em muitos casos oferecendo ao cliente a possibilidade de pagá-lo em até 12 vezes sem juros.

Seguro popular

Esse seguro de automóvel é uma novidade recente no Brasil e tem um nome bastante interessante. Exatamente porque remete a algum tipo de serviço mais em conta para o bolso de quem o escolhe. Ele tem sido muito confundido com o seguro contra furtos e roubos, mas é importante que se saiba que, ainda, esse tipo de cobertura não é comercializado.
Isto ocorre, porque seus detalhes de abrangência ainda estão em debate entre os institutos reguladores do país e as empresas segurados. Até o momento, a cobertura mais básica definida é que será um tipo de cobertura que protegerá o segurado de modo mais prático e simples, especialmente para quem desembolsou suas economias para adquirir carros populares mas deseja algum tipo de segurança ao andar ou estacionar pelas ruas como, por exemplo, um Chevrolet Onix.
O que se sabe, até o momento, é que este tipo de cobertura mais básica irá proteger o segurado contra colisão parcial e que ele só poderá realizar consertos que venham a ser necessários se utilizar peças usadas ou remanufaturadas.

Seguro de terceiros

Esse tipo de seguro é um tanto quanto diferente dos demais, pois tem foco não em reparar danos ao seu veículo, mas em cobrir qualquer tipo de dano material, corporal e moral causado a terceiros. Assim, interpreta que terceiros podem vir a ser tanto motoristas quanto pedestres, cobrindo apenas o patrimônio alheio, como por exemplo, muros, postes, carros, ônibus, caminhões, motocicletas, dentre outros bens de pessoas que não o segurado.
Este modelo de cobertura geralmente é comercializado em combo junto aos demais seguros, de acordo com a negociação realizada com a seguradora do veículo – como por exemplo o modelo de seguro compreensivo – e, certamente, é muito importante para prevenir dores de cabeça em caso de se ocorrer um acidente envolvendo outras pessoas. Até porque, se você for o responsável por causar um acidente envolvendo terceiros, o prejuízo da outra parte sairá do seu bolso.
Este modelo de seguro é uma opção bastante atrativa para quem possui carros mais antigos, assim como a opção de seguro para furtos e roubos, pois é um perfil que garante o fato de que, se algo ocorrer, pelo menos os custos que outras pessoas venham a ter por sua culpa terão cobertura.

Seguro de acidentes de passageiros

Este modelo, à exemplo do seguro de terceiros, foca em outras pessoas; aquelas presentes no veículo no momento de um sinistro. Este caso inclui indenizações em casos de mortes acidentais ou possíveis situações que possam decorrer em invalidez permanente dos passageiros.
Certamente, esta cobertura é muito importante para quem transporta pessoas em seu carro, como por exemplo motoristas de vans, táxis e, especialmente, motoristas de Uber – e guarde muito bem esta informação: este tipo de cobertura é altamente exigida pelo aplicativo para que o motorista possa exercer seu trabalho – bem como os demais veículos utilizados na prestação de serviços de transporte de pessoas.

Seguro DPVAT

Este seguro é obrigatório e deve ser pago ao Estado, e não cotado junto a uma empresa seguradora. Ele é um modelo de seguro diferente dos demais, pois visa auxiliar vítimas de acidentes de trânsito. O DPVAT é um seguro cobrado anualmente, que todos os proprietários de veículos devem pagar juntamente com o licenciamento do carro e o IPVA. Seu recolhimento ocorre por meio de uma entidade vinculada ao Governo Federal e é obrigatório para que qualquer tipo de veículo circule pelo país.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os tipos de seguros existentes, que tal entrar em contato conosco para fazer uma cotação? Lembre-se que outras pessoas de seus contatos, como amigos e familiares podem estar precisando exatamente deste tipo de informações! Por isso, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais.



Quer contratar um Seguro Auto?

Prencha os dados no formulário e cote o valor do seguro agora mesmo!

Ou ligue: (19) 3807-5478 | WhatsApp (19) 98159-0431 - Atendimento de Segunda à Sexta-feira das 8h30 às 18:00